"Desconfie do destino e acredite em você."
Os nove vilões do crescimento pessoal e profissionalA natureza tem muitas leis e uma delas é que tudo o que nela existe, precisa crescer ou desaparecer. Ou seja, precisa mudar, adaptar-se, evoluir ou, seguramente, irá sucumbir, perecer e morrer.

Assim são as empresas, assim são as pessoas. Como empresas, todas estão fadadas a um desses quatro destinos: desaparecer, sobreviver, crescer ou se perpetuar. Como pessoas, podemos aceitar o fato de que o crescimento pessoal precede e sustenta o crescimento profissional. Também podemos aceitar o fato de que todo ser humano nasce com potencial de crescer e se desenvolver.

Pessoas diferentes têm curvas de crescimento e amplitude de crescimento diferente. Ao mesmo tempo em que algumas crescem ao longo de suas vidas, outras permanecem presas aos mesmos patamares. Um dos motivos? Os vilões do crescimento. A dica em questão é: reconheça-os em si mesmo, reconheça o potencial sabotador dos mesmos em relação ao seu potencial de crescimento e aja de forma contundente no sentido de neutralizar esses ferozes oponentes do seu próprio sucesso.

Vilões do crescimento

Modelo Mental Limitado - A vida que você leva é consequência direta do seu modelo mental. Suas crenças te movem, suas convicções te controlam. Crenças limitadoras e visão atrofiada resultantes de um modelo mental limitado são como pesadas âncoras que te aprisionam dentro de si mesmo.

Distúrbios do Ego - Quando o ego passa a controlar seus sentimentos e, pior, suas ações, você se torna vítima de um inimigo poderoso impulsionado pela força que só o ego tem: a de usar veículos inadequados e de baixa qualidade para satisfazer às necessidades que poderiam ser preenchidas de maneira mais adequada.

Defesa de Posições - Muita gente prefere ganhar a briga ao invés de ganhar o jogo. Muitos outros preferem ter razão a serem felizes. Muito tempo é perdido em defesa de posições ao invés de defesa de interesses e, com o tempo, esse é um grande vilão do crescimento pessoal e profissional.

Miopia de Expectativas - A falta de clareza quanto às expectativas para si mesmo gera certa confusão quando da análise do próprio desempenho e, com frequência, frustração pelo fato de não se ter alcançado e realizado coisas que não se sabia que queria.

Foco caótico - Resultante da miopia de expectativas, o foco caótico caracteriza-se por falta de convergência de energia em torno de objetivos e planos melhor definidos e por uma mudança de rota errática e espasmódica.

Satisfação Precoce - A satisfação precoce é algo como um desperdício de combustível, de talentos, de energia vital. Pessoas com muita pista pela frente e com muita gasolina para queimar que param cedo demais ou refreiam seu ímpeto em função de um pequeno sabor de vitória e de um conforto e satisfação que amortecem seu brio e anulam suas iniciativas.

Esforço Ineficiente - Se a satisfação precoce limita o crescimento em função da zona de conforto, o esforço ineficiente esgota, cansa e dispersa energia em esforços mal estruturados, mal organizados e pouco eficientes que fazem você remar muito sem sair do lugar e por isso consomem recursos preciosos do seu organismo.

O copo pequeno - O copo pequeno é aquele que se enche muito rapidamente. Copos pequenos, com frequência, vivem cheios. Poucos conhecimentos bastam e o sentimento de preenchimento é tamanho que cessa a energia pela busca de novos conhecimentos. Os sabe-tudo são com frequência, copos pequenos, que, justamente por serem limitados em termos de espaço, pensam estar cheios quando na verdade estão apenas saturados.

O Autoengano - Estratégia psicológica altamente refinada que visa produzir um estado de manutenção do status quo através da distorção dos fatos, o autoengano é capaz de produzir verdadeiras manobras de ilusionismo onde, no final, o único a não ver os truques é você mesmo.
rh
VOLTAR
Av. Brasil, 963 - Lençóis Paulista - CEP: 18682-060 - (14) 3263-5011 | (14) 3263-0326 | Parceiro CIESP