"Desconfie do destino e acredite em você."
LIDERAR COM SENSIBILIDADE E EFICÁCIAOs grandes gestores nos mobilizam. Inflamam nossa paixão e inspiram o melhor de nós. Quando tentamos explicar a causa de tamanha eficácia, pensamos em estratégia, visão ou ideias poderosas. Na verdade, eles atuam em um nível mais fundamental: os grandes gestores atuam por meio das emoções.
Dessa forma, a tarefa emocional do gestor deve vir antes de todas as demais. É tão mais original quanto o mais importante ato de liderança.
Os gestores / líderes sempre desempenharam papel emocional decisivo, desde os primeiros chefes tribais. Hoje, essa tarefa continua sendo a principal das muitas funções da liderança, independente de ser exercida pelo presidente da empresa, gerente, supervisor ou coordenador. Consiste em canalizar as emoções coletivas em uma direção positiva e limpar o nevoeiro produzido pelas emoções que podem ser chamadas de "tóxicas".
Todo gestor possui o poder de direcionar as emoções de seus liderados. Se estas forem impelidas para o lado do entusiasmo, o desempenho pode disparar; se incitarem ao rancor, perderão o rumo. Quando os gestores estimulam as emoções de maneira positiva o melhor de cada um, aparece o efeito "ressonância". Quando as emoções são canalizadas de modo negativo, os gestores geram "dissonância". A organização vai ganhar ou perder de acordo, em grande parte, com a eficácia de seus gestores nessa dimensão emocional primária.
Colocando em números: aproximadamente 50% a 70% da visão dos funcionários sobre a atmosfera de suas empresas depende, em última instância, dos atos de um único indivíduo, seu gestor. Mais do que qualquer outro, o chefe cria as condições diretamente responsáveis pela capacidade das pessoas de trabalhar bem.
A condição emocional e as atitudes do gestor afetam o estado de espírito de seus liderados e, portanto, seu desempenho. Assim, a qualidade da administração dos humores da equipe pelo gestor e o modo como ele os influência deixam de ser problemas particulares e tornam-se componentes importantes para determinar os resultados da empresa.

Elaborado com base no Livro "Primal Leadership" de Daniel Goleman
VOLTAR
Av. Brasil, 963 - Lençóis Paulista - CEP: 18682-060 - (14) 3263-5011 | (14) 3263-0326 | Parceiro CIESP