"Desconfie do destino e acredite em você."
Gestores Ressonantes e Dissonantes!A seguinte situação passada na divisão de notícias da rede de televisão inglesa BBC serve para ilustrarmos a diferença entre estes dois tipos de Gestores.
Esta divisão de notícias fora criada em caráter experimental e embora seus 200 jornalistas tenham se esforçado a empresa decidiu encerrar suas atividades.
O primeiro executivo enviado para comunicar a decisão à equipe foi brusco e agressivo, deixando as pessoas enfurecidas. Um exemplo claro de Liderança Dissonante caracterizada pela falta de contato com os sentimentos dos profissionais, levando os mesmos da frustração ao ressentimento, do rancor a fúria.
No dia seguinte um segundo executivo visitou a divisão e fez um discurso sincero ressaltando a importância do jornalismo e as adversidades naturais da profissão, desejando sorte a todos na retomada da profissão. Clara Liderança Ressonante, pois, estava em sintonia com os sentimentos das pessoas, falando com franqueza e expondo seus próprios valores conduziu o grupo em uma direção emocional positiva.
Existem inúmeros gestores dissonantes que vão do tirano abusivo aos mais sutis, que usam um charme aparente e até carisma para iludir e manipular as pessoas. Não acreditam nos valores que professam e quando descobertos acabam por ter seu relacionamento transformado em cinismo e desconfiança. Alguns podem até parecer eficazes, mas a curto prazo, no longo prazo acabam por exaurir as pessoas emocionalmente.
Já os gestores ressonantes identificam os objetivos valiosos e agregam seus liderados em torno destes. Agem sinceramente expondo claramente seus valores possibilitando que a equipe os identifique e trabalhe em grande sintonia. Pode parecer que perdem muito tempo no gerenciamento de seu pessoal, mas a longo prazo demonstram um trabalho altamente sólido e uma equipe altamente afinada.
Além dos gestores Ressonantes e Dissonantes podemos ter os gestores "Alienados". São aqueles que ignoram a realidade de sua organização enviando mensagens positivas em ambientes organizacionais que deixam as pessoas irritadas, ansiosas e insatisfeitas. Acabam por ter suas mensagens sem ressonância alguma na sua equipe.

Elaborado com base no Livro "Primal Leadership" de Daniel Goleman
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